A Cereja

A Cereja, ícone contemporâneo do concelho do Fundão, é fruto criador de paisagem. A aposta na cultura do cerejal transformou não só a paisagem natural, mas também a paisagem humana e cultural das comunidades da serra da Gardunha.

A Cereja do Fundão é um dos produtos tradicionais portugueses com a distinção de ‘Marca de Certificação’ reconhecida em Portugal. Também a União Europeia a reconhece como  produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP). 

Nas últimas décadas, tornou-se num importante fator económico, social e cultural para toda a comunidade. Atualmente, dá mote à Festa da Cereja em Alcongosta, que se realiza todos os anos, no segundo fim de semana de junho.

A criação da marca Cereja do Fundão potenciou o reconhecimento do público, permitindo a dinamização de diversas atividades promocionais e turísticas. Atualmente, são muitos os que conhecem a Cereja do Fundão. E são muitos os visitantes que vêm descobrir os pomares de cerejeiras que cobrem a serra da Gardunha e criam uma paisagem única.