A Região

A Cova da Beira é uma sub-região histórica portuguesa, parte da Beira Interior, mais concretamente do distrito de Castelo Branco e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. É constituída pelos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte.

Odoo • Image and Text

Fundão

O Fundão, concelho que dá nome à cereja mais reconhecida em Portugal, ‘oferece 365 dias à descoberta’. Com uma localização privilegiada, entre a imponente serra da Estrela e a verdejante serra da Gardunha, o concelho do Fundão é um importante pólo dinamizador da região da Cova da Beira.

Alcongosta

Conhecida, hoje, como terra de cerejas, conta-se que, em meados do século XX, metade dos habitantes da aldeia de Alcongosta eram cesteiros e, a outra metade, comerciantes de fruta.  A história de Alcongosta - nome derivado da palavra árabe ‘congosta’ que significa caminho estreito - é milenar, sendo ainda possível percorrer um troço de um caminho romano, que terá sido via de ligação entre o norte e o sul da serra da Gardunha.

Odoo • Text and Image
Odoo • Image and Text

Serra da Gardunha

‘Ocaya’ é o topónimo mais antigo que se conhece da serra da Gardunha, palavra que provém do árabe e significa ‘refúgio’. Contudo, devido à sua localização é, localmente, conhecida como ‘Guardiã da Idanha’.