A Casa Museu

A Casa da Cereja nasce da reconversão da antiga Escola Primária de Alcongosta, aldeia na Serra da Gardunha, no concelho do Fundão. Assume-se como um espaço museológico, inclusivo e para todos, de aprendizagem e descoberta, onde podemos ficar a saber mais sobre o ‘‘ouro vermelho’ da serra da Gardunha.

Partindo da origem e simbolismo da Cereja, vamos à descoberta da árvore, da flor e do fruto. Seguimos viagem pela cereja no mundo e ficamos a conhecer variedades e a saber como se fez a implementação deste fruto em Portugal. Descobrimos a serra da Gardunha e a Cereja do Fundão, que todos os anos é celebrada na Festa da Cereja, em junho, em Alcongosta. Terminamos com o convite para descobrir mais sobre esta aldeia, onde a cereja se enraizou e transformou a paisagem humana e natural.

A Casa da Cereja, para além da sua natureza museológica, é também um local de partilha e experiência da comunidade, bem como, para quem a visita. Este espaço faz parte da rede das Casas Lugares do Sentir - Centro Unesco do concelho do Fundão e pretende contribuir para a preservação do importante património material e imaterial da região da Cova da Beira.